top of page
O Filho Pródigo
Lucas 15:11-31

E Jesus continuava ensinando com parábolas... Adoro parábolas! Acho incrível a quantidade de coisas que Deus 

 

nos ensina através delas... 

 

 

A parábola começa dizendo que um homem tinha dois filhos. Nesta parábola, os filhos se referem a nós e o pai se 

 

refere a Deus. Você já deve ter ouvido essa parábola várias vezes, mas minha oração é que Deus lhe traga um novo 

 

ponto de vista que toque seu coração.

 

E tudo começa quando o filho mais novo decide pedir sua herança para seu pai e dar rumo para sua vida. Ah sim, o 

 

filho achava que sabia o que iria fazer com a sua vida e só precisava que o pai lhe desse o que era direito dele. 

 

 

PAUSA 1: Ele pediu ao pai que lhe DESSE algo que ELE queria. E ELE decidiu o que faria com o que recebeu. Ele 

 

achou que estava tudo sob seu controle. Para nós, é quase automático pedir coisas para Deus também. É uma 

 

coisinha ali, uma aqui... Nosso plano é receber o que estamos pedindo e prosseguir com os planos que temos em 

 

mente. 

 

 

Pois bem, voltemos...

 

O moço pegou sua herança e foi viver seus planos. Se você leu, você viu o quanto esse plano fracassou. No 

 

começo, ele fez tudo que tinha vontade – ele realizou o seu plano, mas tudo foi se acabando e ele chegou a uma 

 

situação em que precisava implorar para ter algo para comer. 

 

 

PAUSA 2: A Bíblia diz que o pão da vida é Jesus. Então, quando vemos que esse filho chegou a passar fome e comer 

 

com os porcos, percebemos que às vezes nós ficamos nessa situação. Por estarmos longe de Deus, começamos a 

 

nos alimentar de qualquer coisa que nos é oferecida apenas para encher o estômago! (ou o coração...), enquanto 

 

poderíamos ter o melhor alimento para a alma (Jesus) se estivéssemos com o Pai.

 

 

O versículo 17 é interessante, porque começa assim: “CAINDO EM SI”. Aha! Ele acordou e pensou: “É... talvez eu 

 

não tenha tomado uma decisão muito boa na minha vida...”. E aí ele voltou para a casa do Pai, arrependido. E o 

 

que ele disse quando chegou lá? “Me aceite como um de seus servos”. 

 

 

PAUSA 3: Aqui acontece o verdadeiro encontro com Deus! Ele reconheceu que o Pai tinha a vida dele sobre 

 

controle e que ele não conseguiria caminhar sozinho e, então, ao invés de pedir que o pai lhe DESSE algo, ele pede 

 

para o pai o TRANSFORMAR em algo (seu servo, aquele que faz a obra do pai). 

 

 

Quando o pai viu o filho vindo (imagino que ele estivesse magro, sujo, triste...), ele não o acusou de ter se perdido, 

 

não jogou na cara dele que tudo tinha dado errado, não disse que não confiaria mais nele. NÃO! O Pai disse “Deem 

 

o que há de melhor para ele! Peguem o melhor porco e vamos fazer uma festa!”. Se ele estava sujo, o pai mandou 

 

colocarem roupas novas nele, se estava com fome, o pai mandou separar o melhor porco. E foram festejar! 

 

Deus é Deus de festa e alegria! Ele festeja quando decidimos voltar para Ele. Ele não se lembra do que há de 

 

errado na nossa vida, mas concentra sua alegria em nos receber de volta e cuida de cada ferida que foi aberta pela 

 

vida. 

 

A questão do filho mais velho merece um estudo só para ela, então vamos falar sobre ela em um outro momento.

 

 

Bianca Bonetto Leal Rodrigues

Anchor 8
bottom of page