top of page
Posso me relacionar com estranhos pela internet?

 

Para dizer a verdade, de uma maneira bem objetiva, sou contra relacionamentos com desconhecidos via internet. Deixe-me explicar!

 

Quando temos filhos pequenos ou adolescentes, ensinamos a eles algumas atitudes de defesa, como “não abra a porta para estranhos!”, “não converse com estranhos!”, “não aceite coisas de estranhos!”, etc. Fazemos isto no intuito de protegê-los de sujeitos mal intencionados e de marginais, correto? Será que devemos mudar os cuidados de proteção no ambiente virtual?

 

Este ambiente "abstrato" pode ser mais perigoso que o ambiente "físico". A palavra de Deus se refere a nós como filhos da luz, portanto devemos andar na luz e nossas obras devem ser visíveis. Agora, analisemos como é o ambiente da internet: uma pessoa com más intenções pode projetar-se bem diferente do que ela é na verdade.

 

Podemos afirmar que na internet existem  ambientes escuros, que facilitam posturas mentirosas. Nestes lugares, o feio pode se apresentar maravilhoso, o endividado como abastado, o preguiçoso como próspero, o idoso como jovem, o casado como solteiro, aquele que está bem perto como distante, etc... Tudo isso com uma simples teclada.

 

“Puxa vida”, você pode dizer, "só tem bandido na internet?"

Na verdade, creio que não. Mas, é um ambiente propício para a criminalidade. Muitas vezes também é um refúgio para pessoas feridas emocionalmente e frustradas em relacionamentos, pessoas sinceras que estão em busca de um relacionamento perfeito... E aqui mora o perigo mais uma vez, pois não existem pessoas perfeitas, nem relacionamentos perfeitos, mas os internautas podem preferir acreditar nestas ilusões e sofrerem consequências desagradáveis.

 

Enfim, acredito que a internet pode ser uma ferramenta para acrescentar nos relacionamentos, mas solidez relacional nasce e cresce "cara a cara". Creio também que devemos  esquadrinhar o nosso coração e averiguar nossas motivações quando usamos a internet. Somos filhos de Deus e temos um nome a zelar, o nome que é sobre todo nome: Jesus Cristo Senhor! Portanto, andemos como Ele nos tem ensinado: na luz.

 

No amor de Cristo,

 

Pr. Ronaldo e Bernadete.

 

02

Jovens Perguntam

 

 

Se você é jovem, essas perguntas podem já ter passado pela sua mente...

Anchor 16

O que a Bíblia diz sobre suicídio?

 

Em I Samuel 2:16 Lemos "O Senhor é o que tira a vida é a dá"

 

A vida é um milagre, por mais que tente ser explicado cientificamente, temos que nos render a um Ser superior que trás a existência aquilo que não existe.

 

Sendo Deus o responsável criador da vida, nossas vidas pertencem a Ele. Não somos filhos do acaso, mas da vontade de Deus,somos santuários de Deus e o Espírito de Deus habita em nós(I Cor 3:16 e 17).

 

Não temos o direito de deletar uma obra de Deus, ou seja, não temos o direito de nos matar. Nos 10 mandamentos encontramos a ordem "Não matarás", que cabe ao suicídio também.

 

Quando encontramos suicídios na palavra de Deus, encontramos histórias de homens que cometeram delitos contra Deus e escolheram não se arrependerem, não pedirem perdão, preferiram o remorso. Na verdade desprezaram o amor de Deus, não acreditaram que podiam ser perdoados e suas alianças com Deus podiam ser refeitas. Podemos constatar essas atitudes na história do rei Saul e de Judas que preferiram ouvir os conselhos de Satanás e seguir o caminho da independência de Deus, tornando-se assim presas enganadas e ceifadas pelo diabo.

 

No mundo há uma batalha travada Bem X Mal, entre Deus, na sua trindade e dois terços dos anjos X Satanás e um terço dos anjos que se rebelaram contra Deus. Não podemos nos esquecer disto nunca.

 

E precisamos ser conscientes que o nosso inimigo nos odeia com ódio mortal e seu intuito é nos roubar matar e destruir. E quando ele mata alguém ou leva a pessoa a suicídio é uma vida a mais para o inferno.

 

Mas as boas novas é que Cristo veio para nos dar vida  e vida em abundância, Ele é amor e está sempre pronto para nos abraçar e perdoar e mostrar o melhor caminho para nossas vidas.

 

Ao nosso respeito Deus tem pensamentos de paz, planos de esperança e futuro(Jer 29:11). É maravilhoso ter em quem confiar, poder descansar e crer que no mundo teremos aflições , mas estamos sob os cuidados daquele que venceu o mundo.

 

No amor de Cristo,

 
Bernadete

01

03

Como posso lidar com a decepção?

 

Fé. Creio que esta é a resposta mais curta, mais objetiva e mais coerente para esta pergunta. 

Se temos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas, podemos crer no versículo de Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". E quando a Palavra de Deus diz todas é porque são todas, e não algumas.

 

Durante o nosso trajeto na terra, somos acometidos por situações que, se pudéssemos, passaríamos sem. Doenças, rejeições, brigas, desencontros, tristezas, perdas, morte, necessidades, carências... Uma lista muito grande!

 

Mas nós, seres humanos, só crescemos mediante obstáculos que nos são impostos e quando decidimos interiormente levantarmos a cabeça e continuar a crer que há um Deus, o qual podemos chamar de Pai, que cuida de nós e não perdeu o controle de nada.

 

Isto é possível somente pela fé, que é o melhor remédio para a decepção.

Devemos encarar nossas decepções como oportunidades de exercitarmos nossa fé/

Meditemos nestas definições de fé dadas pelo Pr. Ademir:

"Fé é a confiança que depositamos em Deus e em Sua Palavra."
"Fé é a confiança que se expressa em obediência."


Enfim, teremos decepções durante toda a nossa vida e nós cristãos temos que lidar com elas com o remédio chamado fé, mas quando não conseguirmos sozinhos, devemos buscar reforço de nossos irmãos para exercitarmos a fé.

 

No amor de Cristo,

 

Pr. Ronaldo e Bernadete.

bottom of page